Fisioterapia Músculo-Esquelética
Fisioterapia Músculo-Esquelética
A Fisioterapia Músculo-Esquelética abrange a prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções ou patologias do sistema neuro-músculo-esquelético (ligamentos, nervos, tendões, fáscias). Nas sessões, o objetivo passa por identificar e explicar a causa da dor/problema, e desenvolver estratégias e métodos para gerir a sua condição clínica, assim como aconselhar comportamentos de prevenção da doença e promover hábitos saudáveis. O sentido de compromisso com o plano terapêutico é fundamental e, embora cada plano possa ser diferente, a maioria dos tratamentos de Fisioterapia Músculo-Esquelética incluem:
Terapia manual: utilização de várias técnicas de massagem, mobilização articular ou outras técnicas para ajudar a reduzir a dor nas articulações e nos tecidos conjuntivos.
Exercício: progressão de exercícios, conforme o objetivo terapêutico. São utilizados exercícios ativos de mobilidade, exercícios de força e resistência, exercícios de flexibilidade, entre outros.
Educação: durante o tratamento, são sempre fornecidas informações específicas para a compreensão de cada exercício, bem como um plano de exercícios para dar continuidade fora das sessões. São também aconselhadas estratégias para controlar o stress e melhorar os hábitos de vida saudáveis.
Dentro da Fisioterapia Músculo-Esquelética, as patologias mais comuns da minha prática clínica podem ser divididas por partes do corpo humano:
Membro superior: tendinites/tendinopatias da coifa dos rotadores e flexores/extensores do cotovelo e punho, conflito-subacromial, luxação do ombro, osteoartrite/artrose do ombro, reabilitação após fraturas/prótese total do ombro, reabilitação após cirurgia à coifa dos rotadores, síndrome do ombro congelado/capsulite adesiva, roturas musculares e ligamentares, entre outras.
Coluna: cervicobraquialgia, vertebroplastias (artrodese, descompressão nervosa, fraturas, colapsos, hérnias discais, contusões) contraturas cérvico-dorso-lombares, dores de carácter agudo e crónico da coluna cervical, dorsal e lombar, alterações posturais mecânicas, entre outras.
Membro inferior: reabilitação após prótese total da anca, prótese total do joelho, reabilitação da reconstrução do ligamento cruzado anterior, lesão meniscal, recuperação após artroscopia, entorse do joelho, condromalácia patelar, enartrose (artrose da anca), gonartrose (artrose do joelho), entorse do tornozelo, síndrome de osgood-schatter, síndrome da banda ileotibial, síndrome do piriforme, síndrome de imobilidade, tendinite da pata de ganso e tendinopatias (rotuliano, aquiliano, isquiotibiais, quadricipite).
Benefícios:
Tratar e prevenir quadros de dor aguda e crónica. Se a dor crónica é devida a uma disfunção no sistema músculo-esquelético, a fisioterapia Músculo Esquelética possui recursos capazes de reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida. Ao contrário de outros tipos de terapia, a Fisioterapia Músculo-Esquelética depende da capacidade natural de regeneração de cada pessoa, ajudando a acelerar e potenciar o processo de cura/reconstituição dos tecidos a fim de reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida (articulada ou não com outras opções de tratamento, medicamentos ou cirurgia);
Contribuir para melhorar a amplitude e qualidade de movimento, bem como aumentar a força e flexibilidade;
Contribuir para uma melhor qualidade de vida e funcionalidade na realização das tarefas diárias ou em contextos específicos (profissionais, desportivos ou outros).